Google+ Aécio censurou jornal que criticava o seu governo quando era Governador

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aécio censurou jornal que criticava o seu governo quando era Governador

 Notícia Publicada em Agosto de 2008 pelo jornal Hora do POVO:

"O “Novo Jornal” teve sua página de internet tirada do ar por imposição da Promotoria do Estado de Minas Gerais em conjunto com a Polícia Militar. O jornal eletrônico é um dos poucos órgãos de imprensa que fazia um jornalismo independente no Estado de Minas Gerais, e que criticava o governo tucano de Aécio Neves.

A censura foi imposta no dia 14 de agosto. Ao acessar o site, os leitores encontravam os seguintes dizeres: “Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Esta página foi suspensa por medida cautelar judicial e o conteúdo do site é objeto de apuração por indícios de prática de crimes. Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Ciberné-ticos”.

A alegação da Promotoria para a censura foi a de que o site publicava matérias contrárias ao governador tucano.
“Desde 2007, o site publicava matérias atentatórias à honra de autoridades públicas federais e estaduais. As matérias publicadas incluíam ataques ao procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Junior, e principalmente ao governador Aécio Neves (PSDB)”, diz a Promotoria.

Além de fechar o órgão, que é dirigido pelo jornalista Marco Aurélio Flores Carone, a Polícia Militar ainda cumpriu mandados de busca e apreensão no escritório do site.

Por causa da sua posição crítica, o governo tucano utilizou de pretextos para perseguir o jornal, como o de não ter identificação pelo responsável pelas notícias veiculadas. Além disso, o jornal passou a ser acusado de diversos crimes, sem que fossem especificados quais.

Carone se disse assustado em ver novamente este tipo de ação no Brasil. “Sempre fizemos denúncias e elas não são ligadas apenas ao Poder Público e ao governo do estado de Minas Gerais. Quando foi tirado do ar, estávamos com uma matéria na manchete que falava sobre o ministro Gilmar Mendes”
Fonte:http://www.horadopovo.com.br/2008/agosto/2697-29-08-08/P3/pag3e.htm
Mais censuras de Tucanos
Mais censuras de Aécio Neves
José Serra (PSDB-SP) persegue e maltrata  jornalistas
Geraldo Alckmin(PSDB-SP) Demitiu delegado Blogueiro 
Beto Richa (PSDB-PR) Persegue Jornalista Blogueiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário