Google+ Mais um aeroporto em Minas Gerais… dessa vez fantasma

domingo, 10 de agosto de 2014

Mais um aeroporto em Minas Gerais… dessa vez fantasma

Da revista Forum
Em Itabira (MG), cinco milhões de reais teriam sido alocados para a reforma de aeroporto inexistente durante a gestão de Aécio Neves como governador do estado
Por Vinicius Gomes, de Belo Horizonte (MG)
Panfleto eleitoral do PSDB-MG usado em 2010 (Reprodução)
Panfleto eleitoral do PSDB-MG usado em 2010 (Reprodução)
Depois de Cláudio e Montezuma, a cidade mineira de Itabira é a mais nova a entrar no rol dos aeroportos polêmicos de Minas Gerais. O município também foi contemplado pelo programa ProAero para reformas em seu aeroporto local – supostamente recebendo uma verba de 5 milhões de reais para a realização de tal obra. O problema com a reforma, todavia, é que nem sequer existe um aeroporto na cidade para ser reformado.
O panfleto eleitoral de 2010, distribuído durante a campanha de Aécio Neves ao Senado e de Antônio Anastasia ao governo do estado, alegava que os recursos foram liberados pelo estado durante a gestão do presidenciável tucano como governador de Minas “para melhorar suas operações”. No entanto, quatro anos depois, não existe qualquer aeroporto na cidade – não tendo ocorrido nem sequer uma licitação para a obra.
Panfleto eleitoral do PSDB-MG usado em 2010 (Reprodução)
Panfleto eleitoral do PSDB-MG usado em 2010 (Reprodução)
A assessoria da atual administração municipal informou à reportagem de Fórum que existe agora um projeto de construção de um aeroporto local e desconhece qualquer projeto anterior a esse – assim como não pode afirmar com certeza se houve e o que foi feito com o repasse de 5 milhões. O prefeito na época era João Izael Querino Coelho, hoje candidato a deputado estadual pelo PSL, que se recusou a comentar o caso por telefone, se disponibilizando a conversar apenas pessoalmente.
Em tempo: a denúncia sobre o aeroporto em Itabira foi publicada pela primeira vez em setembro de 2010, pelo jornal Mosaico – fato que submergiu no que muitos consideram um oceano de não prestação de contas à população que acontece no estado, subindo de volta agora à superfície junto com tantas outras denúncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário