Google+ ABAIXO ASSINADO QUER IMPEDIR QUE GILMAR MENDES JULGUE AÉCIO NEVES

segunda-feira, 26 de junho de 2017

ABAIXO ASSINADO QUER IMPEDIR QUE GILMAR MENDES JULGUE AÉCIO NEVES


Gilmar Mendes PSDB/MT E AECIO NEVES PSDB/MG
A notícia de que o ministro Gilmar Mendes será o relator dos inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal para investigar o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) gerou protesto na internet; um abaixo assinado criado neste sábado, 24, requer que a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, declare Gilmar impedido de julgar o inquérito do senador tucano; "Nós abaixo assinados, cidadãos brasileiros, pedimos ao STF que considere Gilmar Mendes impedido de tal julgamento e apelamos por um novo sorteio sem a participação de qualquer membro do STF com relações explícitas de proximidade com este réu", diz texto do pedido, criado por Mauro Nadvorny

247 - A notícia de que o ministro Gilmar Mendes(PSDB/MT) será o relator dos inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal para investigar o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) gerou protesto na internet.
Um abaixo assinado criado neste sábado, 24, requer que a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, declare Gilmar impedido de julgar o inquérito do senador tucano.
"Nós abaixo assinados, cidadãos brasileiros, pedimos ao STF que considere Gilmar Mendes impedido de tal julgamento e apelamos por um novo sorteio sem a participação de qualquer membro do STF com relações explícitas de proximidade com este réu", diz texto do pedido, criado por Mauro Nadvorny.
Clique aqui para assinar.
Antes da redistribuição, o relator do caso era o ministro Edson Fachin, que instaurou o inquérito contra Aécio a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base nas delações premiadas dos ex-executivos da construtora Odebrecht Marcelo Odebrecht, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Sérgio Luiz Neves e Cláudio Melo Filho.
De acordo com o Ministério Público, os delatores apontaram por "meio de declaração e prova documental" que foram prometidas e efetuadas "vantagens indevidas" a Aécio e seus aliados durante a campanha à Presidência em 2014, quando o parlamentar terminou a disputa em segundo lugar. Segundo as investigações, há indícios de que Aécio Neves teria cometido os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva.
Em maio, Aécio foi afastado das funções legislativas após a divulgação da delação premiada de executivos do grupo JBS. Nessa semana, o STF adiou o julgamento sobre a prisão de Aécio e determinou a soltura da irmã e do primo do senador afastado, investigados na mesma operação.
A relação estreita entre Aécio Neves e Gilmar Mendes ficou ainda mais explícita durante a operação Patmos, da Polícia Federal, quando foi divulgada conversa em que Aécio pede apoio ao ministro do STF para convencer um senador do PSDB, Flexa Ribeiro, a votar a favor do projeto de lei sobre abuso de autoridade.
Relembre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário